TEXTOS DO LOBÃO

 

TEXTO 01

 

 

Ets existem?

 
 
 

Estive pensando estes dias sobre um assunto meio polêmico que é sobre a existência ou não de extra-terrestres. E se existem, será que eles são mais ou menos “evoluídos” que os seres humanos? Tem até quem diga que eles já vieram aqui e até ajudaram a antigas civilizações a construir seus monumentos como os egípicios e os maias. Mas o que é verdade?

Partindo do presuposto que eles existem e são mais "evoluídos" que nós, então por que não fazem contato? Acho que a curiosidade existe em todas as categorias de animais e teria então que existir entre os E.Ts. As distâncias são tão difíceis de serem rompidas que se eles realmente vieram até aqui, teriam que ficar e tentar colonizar, como fizeram as potências imperialistas. Ah, quer saber, se eles existem, são mais burros que nós.

Sendo mais burros, então seriam nós que teríamos que descobrí-los. Mas acho isso meio complicado também. Se nem conseguimos os visualizar com os nossos super e hiper telescópios, quanto menos, criar uma nave que vão até eles. E nem acho que valha a pena tentar também. Bobeira.

 

O fato é que, geográficamente falando, vivemos uma fase única e rara do nosso próprio planeta. Segundo medições de carbono 14, nosso planeta tem 4,5 bilhões de anos. Muito tempo. Tanto que nem conseguimos imaginar a não ser que o transformemos em uma escala de um ano. E SE A TERRA TIVESSE APENAS UM ANO?

Se a Terra tivesse um ano, proporcionalmente, ela se solidificou (deixou de ser um mar de lava incandescente) apenas no final de fevereiro (desse ano hipotético). E os continentes passaram a se separar (deriva continental) apenas no início do mês de Dezembro (ainda desse ano hipotético). O Cristianismo, nessa escala de tempo, teria apenas 15 segundos. Isso mesmo, Cristo teria nascido, se a Terra tivesse apenas um ano, no dia 31 de dezembro, as 23:59:45 . Somos insiguinificantes né.

O homem “civilizado” e moderno, após a revolução industrial e mais recentemente com o advento da computação teriam menos de 1 segundo de um ano, em termos proporcionais. E nesse tempo ínfimo, estamos destruindo o solo que nos alimenta, a água que bebemos e o ar que respiramos.Acho bem mais fácil a humanidade sumir da face da Terra do que construímos naves que vão até planetas que tenham vida.

Se os E.Ts. existem ou não eu realmente não sei. Mas se eles existem, nós NUNCA os veremos. E tenho dito!

 

 

 

TEXTO 02

 

Ainda bem que existem pobres no MUNDO!

 
Todas as sextas-feiras, desde 2007, eu viajo para a maravilhosa cidade de Pires do Rio para dar aulas no colégio Sagrado Coração de Jesus. A escola é muito tradicional na cidade e ocupa o espaço de um quarteirão, juntamente com a Igreja e o prédio do ensino fundamental.

Na última sexta, 10/03/11, os alunos foram no horário da 2ª aula pra igreja assistir a celebração da missa que abre a quaresma e a campanha da fraternidade que esse ano tem o tema:FRATERNINDADE E VIDA NO PLANETA.


No final da missa os professores de Geografia da escola e o Professor Benício, de Química foram (omos) chamados para dar uma mensagem para os alunos acerca da preservação do Meio Ambiente.

No meu discurso, um tanto quanto inflamado, eu proferi a polêmica frase: Ainda bem que existem pobres no MUNDO! Frase essa que isoladamente pode parecer estranha mas tem muito significado. Explicarei o que eu quiz dizer:

O ser humano atravessou três importantes revoluções tecno-científicas ao longo de sua hístória que marcaram profundamente o nosso modo de vida e a relação do homem com a natureza.

Primeira foi no Neolítico, com a descoberta/invenção da agricultura que transformou o homem de nômade e primitivo em Sedentário e possibilitou a criação de uma estrutura social que culminou nas primeiras civilizações.

Segunda foi mais recentemente com o a revolução industrial que transformou o homem de Rural e Subsistente em Urbano e Consumista.

Terceira é bem recente e está ligada ao avanço da Globalização e da tecnologia moderna que modificou drasticamente a sociedade mas que não foi ela TODA.

Atualmente verifica-se um controle quase absoluto sobre o meio, que reforça as idéias possibilistas e nos gera muitos questionamentos. Será que a Terra comporta o nosso modo de vida altamente consumista? Será que a preservação da natureza será feita com uma mudança de toda a sociedade em conjunto ou em cada um de nós?

Nós consumimos mais de 6 vezes a quantidade de energia que nossos avós quando eles tinham a nossa idade. Usamos muito mais embalagens descartáveis que a 10 anos atrás. Na verdade não são só as embalagens que são descartáveis mas também os próprios produtos, que são feitos pra estragar rápido para logo substituir por "novos" produtos.

Muitos produtos ainda estão em pleno funcionamento quando nós os trocamos por outros pois ficam fora de moda muito rápido. Isso é tudo planejado.

O que quase ninguém percebe (Pois vivem na matrix da sociedade globalizante) é que essa alta pressão sobre o nosso planeta é INSUSTENTÁVEL. Se todos os 6 bilhões de pessoas consumisse o mesmo que um típico jovem de classe média brasileira, não teríamos matéria-prima o suficiente e nem mesmo energia. É isso mesmo, CARA PÁLIDA, a Terra não suportaria. Se tiver dúvida, faça esse teste no site Pegada Ecológica.

A cada dia que passa as grandes corporações se espalham no mundo e o comércio é amplamente incentivado. Quem já consome, aumenta o seu nível de uso da natureza e quem ainda não consome vai entrando na festa da globalização. Estamos queimando a nossa gordura. Estamos num carro acelerado em direção ao muro e vamos BATER. A degradação da natureza é apenas um dos problemas desse processo.

Os Pobres da África Subssariana, do Sudeste asiático, da América Latina são o fiel da balança que está sendo discutida com a campanha da fraternidade. Ou se inicia um processo de conscientização rápido baseado em valores de sustentabilidade e de combate ao desperdício, que valorize o coletivo e não o individual ou então serão palavras lançadas ao vento.

A julgar pelo que estamos fazendo com as nossas crianças, acho que o caminho do despertar da preservação está cada vez mais distante.

Vejam esses vídeos que ilustram o que foi exposto:


 

SURPLUS

 

 

 

 

TEXTO 03

VOU PARAR DE TRABALHAR!!!

 
TRABALHAR PARA QUÊ?

Esses dias atrás eu estava saindo da segunda escola do dia e indo pra terceira. Já tinha dado 9 aulas e faltava mais 3. Ao parar em um sinaleiro eu percebo que o ônibus ao lado, por sinal de alto luxo, era da RF produções (Risca Faca - Pépe moreno). Isso mesmo. O cantor do risca faca tá cada vez mais rico.

Ai eu comecei a analisar as coisas. Eu dou 50 aulas por semana de Geografia, Atualidades e Informática para concursos em 6 escolas diferentes em 3 cidades (Itaberaí, Pires do Rio e Goiânia). O meu salário mal dá pra pagar minhas prestações e aluguel, escola das meninas e supermercado. Mal fico com minhas filhas e com minha esposa. Correria punk.

Agora chega. Vou fazer musica do povão. Créu, Risca faca, Festa no apê, Piriguete. Vou fazer um sucesso popularesco e montar nos cobres. Querem ver?

"Vamos todo mundo pra festa da empada/ Lá tem muita cerva e mulher pelada"
"Vamos todo mundo pra festa da empada/ Lá tem muita cerva e mulher pelada"
"Vamos todo mundo pra festa da empada/ Lá tem muita cerva e mulher pelada"
"Vamos todo mundo pra festa da empada/ Lá tem muita cerva e mulher pelada"
"Chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup" "Chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup, chup"


Pronto. Fiz meu sucesso nacional. Sucesso no Brasil. Melhor que Nerildo e Nerivan. Vou fazer um clip e postar no youtube. Vou comprar cartão de telefone e liga na rádio Terra e bombar nas rádios. Vou pegar minha vizinha, encher ela de azeitona (pra empada) e criar a MULHER AZEITONA. Ela vai até posar pra playboy.


Galera. Me ajudem. Quero din din. Dou cortesia pra todo mundo.
 
 

 

TEXTO 04

 

 

Globo x Record - Existe imprensa livre?

 
Existe imprensa livre? Isenta de influência externa?
Você acredita 100% no que assite na tv, lê nos jornais ou na internet?
 
Durante muito tempo eu venho falando nas minhas aulas que a informação é dirigida conforme os interesses de quem a transmite. E que para se poder formular um pensamento crítico, é preciso buscar fontes diferentes de notícias e analisar com calma.
 
O problema é que as pessoas geralmente tem preguiça de pensar e preferem receber tudo pronto. Seguem tendências da moda, Assitem os mais falados e pensam com a cabeça dos intelectualóides. como dizia Gessinger, em "o papa é pop":
 

Todo mundo tá revendo
O que nunca foi visto
Todo mundo tá comprando
Os mais vendidos..

É qualquer nota,
Qualquer notícia
Páginas em branco,
Fotos coloridas
Qualquer nova ,
Qualquer notícia
Qualquer coisa
Que se mova
É um alvo

E ninguém tá salvo...

Todo mundo tá relendo
O que nunca foi lido
Tá na cara...
Tá na capa da revista...

É qualquer nota,
Uma nota preta
Páginas em branco,
Fotos coloridas
Qualquer rota,
A rotatividade
Qualquer coisa
Que se mova
É um alvo
E ninguém tá salvo
Um disparo
Um estouro...

O Papa é Pop,
O Papa é Pop!
O Pop não poupa ninguém
O Papa levou um tiro
À queima roupa
O Pop não poupa ninguém...

Uma palavra
Na tua camiseta
O planeta na tua cama
Uma palavra escrita a lápis
Eternidades da semana..

Qualquer coisa
Quase nova
Qualquer coisa
Que se mova
É um alvo
E ninguém tá salvo

O Papa é Pop,
O Papa é Pop!
O Pop não poupa ninguém
O Papa levou um tiro
À queima roupa, é...
O Pop não poupa ninguém...

Toda catedral é populista
É pop
É macumba prá turista
Mas afinal?
O que é Rock'n'roll?
Os óculos do John
Ou o olhar do Paul?

O Papa é Pop!
O Papa é Pop!
O Pop não poupa ninguém
O Papa levou um tiro
À queima roupa
O Pop não poupa!
O Pop não poupa!
Ninguém!...

O novo ENEM privelegia o aluno crítico e antenado com a vida. O aluno que sabe colocar o conteúdo escolar no dia-a-dia terá mais chances. Esqueça os decorebas. Interdisciplinalidade.

Para comprovar a falta de isenção da informação, vejam esse vídeo e, POR FAVOR,Comentem esse post.



 

 

 

TEXTO 04

O homem está acabando com a Terra?

Quase todas as reportagens e matérias que são relacionadas com a temática ambiental são unânimes em afirmar que a ação antrópica (do homem) é a principal causadora da degradação ambiental e que se o ser humano não mudar o modo de relacionamento com a natureza, a Terra será destruída. Mas será que isso vai ocorrer?

Eu acredito que a destruição provocada pelas atividades humanas já esteja causando uma verdadeira extinção em massa da fauna e da flora. Que a poluição dos rios pelos efluentes industriais e esgotos domésticos bem como a destruição da mata ciliar esteja esgotando a água potável existente nas áreas continentais. E acredito também que a emissão de gases como CO2(Dióxido de Carbono) e CH4(Metano) esteja acelerando o efeito estufa e causando um aquecimento global de proporções catastróficas. Mas não creio que isso tudo possa provocar o fim do planeta Terra.

O nosso planeta é muito maior e mais complexo do que possamos imaginar. E já passou por outros momentos apocalipticos e "vingou". Agora não será diferente. O homem está sim, criando condições que causarão, além disso tudo que foi afirmado anteriormente, a sua própria extinção. Estamos poluindo o ar que respiramos, contaminando a água que bebemos e destruindo o solo que nos alimenta.

Esse ponto de vista pode parecer incialmente que joga areia nos movimentos ambientalistas por todo o Globo mas na verdade tenta apenas mudar a forma como é feita o discurso em prol da preservação da natureza. O ser humano, egoísta e predador, pouco se interessa se o planeta está sendo destruído ou não mas ,quem sabe, quando ele perceber que está destruindo a si mesmo e a sua própria família, ele posso se tocar que necessitamos de uma base sustentável para sobreviver.

Quem sabe assim a Consciência Ambiental se espalhe ainda mais e a preservação deixe de ser um sonho para se tornar concreta.