Destruição da Terra

22/03/2010 13:20

 

O FIM DA TERRA?

 

 
O homem está acabando com a Terra?

Quase todas as reportagens e matérias que são relacionadas com a temática ambiental são unânimes em afirmar que a ação antrópica (do homem) é a principal causadora da degradação ambiental e que se o ser humano não mudar o modo de relacionamento com a natureza, a Terra será destruída. Mas será que isso vai ocorrer?

Eu acredito que a destruição provocada pelas atividades humanas já esteja causando uma verdadeira extinção em massa da fauna e da flora. Que a poluição dos rios pelos efluentes industriais e esgotos domésticos bem como a destruição da mata ciliar esteja esgotando a água potável existente nas áreas continentais. E acredito também que a emissão de gases como CO2(Dióxido de Carbono) e CH4(Metano) esteja acelerando o efeito estufa e causando um aquecimento global de proporções catastróficas. Mas não creio que isso tudo possa provocar o fim do planeta Terra.

O nosso planeta é muito maior e mais complexo do que possamos imaginar. E já passou por outros momentos apocalipticos e "vingou". Agora não será diferente. O homem está sim, criando condições que causarão, além disso tudo que foi afirmado anteriormente, a sua própria extinção. Estamos poluindo o ar que respiramos, contaminando a água que bebemos e destruindo o solo que nos alimenta.

Esse ponto de vista pode parecer incialmente que joga areia nos movimentos ambientalistas por todo o Globo mas na verdade tenta apenas mudar a forma como é feita o discurso em prol da preservação da natureza. O ser humano, egoísta e predador, pouco se interessa se o planeta está sendo destruído ou não mas ,quem sabe, quando ele perceber que está destruindo a si mesmo e a sua própria família, ele posso se tocar que necessitamos de uma base sustentável para sobreviver.

Quem sabe assim a Consciência Ambiental se espalhe ainda mais e a preservação deixe de ser um sonho para se tornar concreta.